Os vegetarianos no inverno

Quando o inverno vem chegando, começa também a busca por alimentos mais quentes e substanciosos. Isso acontece porque, devido ao clima frio dessa estação, nosso corpo gasta bem mais energia para manter a temperatura média do corpo.

A polenta é uma ótima opção de prato para o inverno e pode ser feita sem carnes.

Os alimentos tidos como mais “fortes” logo são associados a pratos com carne vermelha, frango, bacon, entre outros. Pois hoje trago para vocês algumas dicas de pratos superinvernais, para os vegetarianos ou apenas simpatizantes desse estilo alimentar, como eu. E não pense que serão pratos exóticos e caros! 

Estou falando de alternativas a pratos conhecidos e adorados por todos os paladares e bolsos.

Polenta

Sou uma apaixonada por polenta e é claro que ela não estaria de fora dessa lista. Tem coisa melhor que uma polenta molinha para comer no jantar em noite fria? Normalmente servida com molho vermelho, com linguiça, carne moída ou picadinha, esse preparado à base de milho fica delicioso com um bom refogado de legumes, seja ela com molho ao sugo ou não. 

Acrescentar cogumelos ou, ainda, trocar os legumes por um pouco de shimeji e shitake, por exemplo, também fica uma delícia e dá uma textura incrível ao prato. Você também pode temperar a sua polenta com alguma erva fresca, como manjericão ou sálvia, e acrescentar um queijo (totalmente opcional) ao finalizar a preparação, como mussarela, parmesão ou até mesmo um queijo de cabra.



Caldos e sopas

Os caldos e sopas são outra pedida certeira no inverno e, quando o assunto é esse tipo de prato, dá para usar e abusar dos ingredientes de origem vegetal, sejam eles acompanhados de manteiga ou queijo, caso você não seja vegano. Caldos como o de abóbora, mandioquinha e mandioca são tiro certo e vão fazer todos se deliciarem.

As sopas à base de grãos também são deliciosas e sustentam bastante no frio, como a sopa de feijão, ervilha ou lentilha (essa última fica maravilhosa temperada com alecrim). Até a canja você pode fazer sem frango: basta temperar bem e inovar nos legumes, utilizando batata doce ou mandioquinha no lugar da batata comum.

Cozidos

No inverno, os cozidos são venerados nas reuniões de família! Ele também pode ser preparado sem carne, com a inclusão de legumes mais substanciosos, como a abóbora e a mandioca, além de alguns grãos, como o grão-de-bico e o feijão branco, por exemplo. 

Você pode utilizar sabores internacionais para temperar: adicione o curry ou o açafrão ao cozido. Uma boa dica para dar cremosidade é acrescentar um pouco de leite de coco.

Força Vital

O Restaurante Força Vital é o restaurante do Guaíra Palace Hotel, atendendo hóspedes e também público geral. De segunda a sexta-feira o estabelecimento serve almoço com cardápio vegetariano e alguma opção com proteína.



O restaurante para o almoço tem atendimento das 11h até 14h na Praça Rui Barbosa, 537 - Centro, Curitiba - PR.


O espaço também é reservado para o café da manhã dos hóspedes do Guaíra Palace Hotel com um vasto buffet de café da manhã (incluso na diária do hotel) e na hora do almoço no mesmo local se transforma no restaurante de buffet vegetariano.