Dia mundial da alimentação sem carne

Comemorado no dia 20 de março, o Dia Mundial Sem Carne surgiu em 1985 nos Estados Unidos. A data tem como objetivo discutir os impactos que o consumo de carne traz para o meio ambiente e para a sociedade. A produção de carne, por exemplo, é responsável pela emissão de gases poluentes e acelera os efeitos do aquecimento global. No Brasil, a produção de carne também impulsiona o desmatamento. Para se ter uma ideia, na Amazônia, o gado pasta em 63% de todas as áreas desmatadas, segundo o relatório alemão Fleischatlas, publicado neste ano. 

Contra todos esses impactos negativos e a favor de uma alimentação sem carne, composta por frutas, verduras, grãos e legumes, os vegetarianos fizeram dessa data um marco no mundo inteiro. E não tem maneira melhor de comemorar do que investindo em um cardápio cheio de sabor e sem proteína de origem animal. Vegetariano ou não, estas receitas vão te conquistar. Experimente! 


Suflê sem carne de legumes e queijo
Tempo: 50min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes
2 batatas em cubos
1 cenoura em cubos
1 xícara (chá) de vagem picada
Sal a gosto
2 xícaras (chá) de queijo muçarela em cubos
4 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de fermento em pó
5 ovos (claras e gemas separadas)
Óleo para untar
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo 

Cozinhe a batata, a cenoura e a vagem em água e sal até que fiquem macias. Escorra, coloque em uma tigela e deixe amornar. Adicione a muçarela, misture e reserve. Em outra tigela, misture o óleo, a farinha, o leite, o fermento e as gemas. Acrescente aos legumes reservados, tempere com sal.

Em outra tigela, bata as claras em neve, despeje na mistura anterior e misture delicadamente. Divida a massa em refratários individuais untados, polvilhe com o parmesão e coloque um ao lado do outro em uma forma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.


Couve-flor gratinada sem carne
Tempo: 1h30
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes
2 xícaras (chá) de maionese
2 copos de requeijão cremoso (400g)
400g de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
Margarina para untar
1 pacote de pão de fôrma sem casca
1 couve-flor picada
1 lata de molho de tomate pronto
2 colheres (sopa) de orégano
2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma tigela, misture a maionese, o requeijão, o creme de leite e o queijo parmesão. Em refratário médio untado com margarina, intercale camadas de pão, de molho branco, de couve-flor, de molho de tomate, de orégano e de queijo muçarela, terminando em pão e cobrindo com a mistura dos dois molhos, polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida. 


Torta de arroz e legumes
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 
2 xícaras (chá) de leite
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Margarina e farinha de trigo para untar
100g de queijo muçarela fatiado
Recheio
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
2 xícaras (chá) de vagem picada
2 tomates sem sementes picados
1 cenoura ralada
1 xícara (chá) de champignon fatiado
Sal e cheiro-verde picado a gosto
2 ovos batidos

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite, frite o alho, a cebola e o pimentão por 3 minutos. Adicione a vagem, o tomate, a cenoura, o champignon, sal e cheiro-verde.

Refogue por 3 minutos. Desligue, deixe esfriar e misture com os ovos batidos. Reserve. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar homogêneo.

Despeje em uma forma de aro removível de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Espalhe o recheio por cima e cubra com a muçarela. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire e desenforme para servir.